UOL Notícias Notícias
 

08/04/2007 - 14h14

Liga Árabe anuncia que participará da conferência de vizinhos do Iraque

Cairo, 8 abr (EFE).- A Liga Árabe anunciou hoje que participará da próxima conferência de países vizinhos do Iraque, que será realizada nos dias 3 e 4 de maio, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

O anúncio foi feito pelo chefe do Departamento de Relações Árabes da organização pan-árabe, Ali al-Yaruchi, que destacou que essa reunião "é considerada um passo positivo, que tem como objetivo conseguir o bem-estar e a tranqüilidade do Iraque".

"A Liga Árabe preparou uma proposta conjunta para tratar da situação vivida no Iraque, e que será apresentada nessa conferência", afirmou o responsável árabe.

A proposta, que está fundamentada nas resoluções da Cúpula Árabe realizada na Arábia Saudita, no fim de março, insiste na necessidade de respeitar a soberania e a identidade árabe do Iraque.

"A solução para a crise que atinge o Iraque não passa somente por medidas de segurança, mas também por políticas que ajudem a erradicar o terrorismo e a violência entre os diferentes credos (sunita e xiita)", afirmou.

A conferência contará com a participação dos seis países vizinhos do Iraque: Irã, Turquia, Arábia Saudita, Jordânia, Kuwait e Síria, além de Egito e Barein.

Também participarão representantes do grupo dos sete países mais industrializados mais a Rússia (G8), dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e da Organização da Conferência Islâmica.

O ministro de Exteriores iraquiano, Hochiyar Zebari, anunciou ontem, sábado, que a ampla participação transformará a reunião em um fórum internacional, que representará "um grande passo à frente no apoio à segurança e à estabilidade do Iraque em todos os âmbitos".

A conferência do Cairo é fruto da reunião preparatória realizada em 10 de março, em Bagdá, e que reuniu representantes dos Estados Unidos com os do Irã e Síria, países acusados por Washington de fomentar o terrorismo no Iraque e impedir assim sua estabilidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host