UOL Notícias Notícias
 

11/04/2007 - 05h50

Premier iraquiano chega a Seul para estreitar laços com a Coréia do Sul

Seul, 11 abr (EFE).- O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, chegou hoje a Seul em uma visita de quatro dias para estreitar os laços bilaterais entre seu país e a Coréia do Sul.

Maliki deve reunir-se amanhã com o presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun, para abordar a situação política da região e tentar ampliar a cooperação bilateral em matéria energética e de construção entre Bagdá e Seul.

A Casa Presidencial sul-coreana manifestou seu desejo que a visita de al-Maliki sirva para reforçar os laços com o Iraque, onde se espera a participação das empresas sul-coreanas na reconstrução local.

Maliki, acompanhado pelo ministro do Petróleo e Eletricidade, entre outros dirigentes iraquianos, vai se reunir com vários representantes da classe empresarial sul-coreana antes de deixar o país asiático, na próxima sexta-feira.

O líder iraquiano visita Seul após passar por Tóquio, onde se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o Imperador para falar da missão de transporte das tropas japonesas para apoiar o processo de reconstrução do país.

Maliki e Abe também trataram assuntos como o possível investimento de empresas japonesas em projetos relacionados com a energia e outros setores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host