UOL Notícias Notícias
 

16/04/2007 - 12h25

Sudão aceita 2ª etapa de plano da ONU de posicionamento de tropas em Darfur

Cartum, 15 abr (EFE).- O Governo do Sudão aceitou hoje o cumprimento da segunda etapa do plano da ONU, que prevê o posicionamento de cerca de 3 mil soldados da União Africana (UA) na região sudanesa de Darfur.

O anúncio foi feito pelo ministro de Assuntos Exteriores sudanês, Lam Akol, em entrevista coletiva, na qual afirmou que Cartum também aprovou o uso de seis helicópteros de combate em apoio a essas novas forças africanas.

O plano - que consta de três fases - foi firmado entre a ONU e a UA em Adis-Abeba, a capital etíope, em novembro.

Na primeira etapa se reforçou o contingente africano com especialistas e assessores das Nações Unidas. A terceira e última constaria do posicionamento de uma força conjunta, com 17.300 militares e 3.300 observadores civis.

O anúncio do chefe da diplomacia sudanesa coincidiu hoje com as declarações do subsecretário de Estado americano, John Negroponte, que acusou o Governo sudanês de obstaculizar o trabalho humanitário em Darfur.

Ao término de sua viagem ao Sudão, Negroponte disse à imprensa que o Executivo sudanês nega visto aos trabalhadores na ajuda humanitária e dificulta suas funções nesta região.

O conflito de Darfur começou em fevereiro de 2003, quando o Movimento de Libertação do Sudão e o Movimento de Justiça e Igualdade pegaram em armas para protestar contra a pobreza e marginalização da área e pelo controle dos recursos naturais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host