UOL Notícias Notícias
 

19/04/2007 - 15h25

Bento XVI usará trono "ecologicamente correto" no Brasil

São Paulo, 19 abr (EFE).- O trono papal que Bento XVI usará durante sua visita ao Brasil, em maio, será uma peça "ecologicamente correta", construída com madeiras recicladas, informaram hoje fontes eclesiásticas.

O Papa usará a cadeira nas missas que celebrará em sua estada de cinco dias no país. O desenho do trono foi apresentado hoje à imprensa pelos administradores do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde Bento XVI celebrará uma missa campal, no dia 13 de maio.

A cadeira foi desenhada por Claudia Moreira Salles, terá 1,6 metro de altura por 85 centímetros de largura, e será construída com pau-brasil, com detalhes em pinheiro, pereira e jacarandá.

Claudia explicou que a madeira que será utilizada foi comprada nas demolições de antigas fazendas no interior do estado de São Paulo, o que garante que seu uso não representa um dano ao meio ambiente.

"Hoje temos várias formas de usar a madeira de uma maneira mais respeitosa frente à natureza", declarou a designer.

Os diferentes tipos de madeira escolhidos pretendem representar a "diversidade da população brasileira", enquanto as linhas simples do desenho evocam a própria simplicidade do Papa, explicou.

A construção do trono papal foi encomendada às oficinas da ONG Marcenaria da Fazenda, que também deve fabricar outras seis cadeiras, nos mesmos moldes, para serem usadas pelos cardeais que acompanharão o Papa.

Bento XVI chegará a São Paulo no dia 9 de maio, em sua primeira visita a um país latino-americano.

O Papa permanecerá no país até o dia 13, quando inaugurará a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (Celam) com uma missa campal no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Após sua visita, a cadeira, cujo desenho foi apresentado hoje, irá para o acervo do museu do santuário, que já possui um trono similar, usado pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao Brasil em 1980.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host