UOL Notícias Notícias
 

21/04/2007 - 14h53

Colégios eleitorais começam a fechar na Nigéria

Lagos, 21 abr (EFE).- Os colégios eleitorais da Nigéria começaram a fechar suas portas às 17h (13h de Brasília), após um dia de votação marcado por atrasos e erros na organização.

Fontes da Comissão Eleitoral disseram que, devido aos atrasos, as pessoas que permaneciam na fila na hora do fechamento oficial das seções poderão exercer seu direito ao voto.

Na eleição deste sábado, foram escolhidos um novo presidente e os novos ocupantes do Parlamento bicameral nigeriano.

Observadores eleitorais internacionais expressaram sua preocupação com a desorganização registrada em muitos pontos do país, como o notável atraso na abertura dos colégios e os erros nas cédulas de votação.

As cédulas da eleição presidencial tiveram que ser reimpressas na última hora para incluir um dos candidatos favoritos, o vice-presidente Atiku Abubakar, candidato do opositor Congresso para a Ação (CA).

Abubakar foi impedido de participar das eleições pela Comissão Eleitoral, já que é acusado de corrupção por uma comissão do Governo. Porém, ele entrou com recursos e conseguiu assegurar sua participação no pleito.

Já os erros nas cédulas dos candidatos ao Parlamento fizeram a eleição ser suspensa em vários estados, inclusive em Lagos, o mais povoado, e nos de Delta, Rivers e Ogun.

A previsão é que esse pleito volte a acontecer no fim de abril, disseram fontes da Comissão Eleitoral.

As eleições de hoje transcorreram sob um forte esquema de segurança, dados os enfrentamentos armados registrados nas horas anteriores à abertura dos colégios eleitorais e ao frustrado atentado contra a sede da Comissão Eleitoral, em Abuja, capital do país.

Um caminhão-tanque carregado com gasolina foi lançado de madrugada contra a sede da Comissão, mas se desviou de sua rota e bateu contra um poste de luz, o que evitou uma tragédia, já que, se atingesse o edifício, teria provocado uma forte explosão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    -0,56
    63.723,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host