UOL Notícias Notícias
 

23/04/2007 - 16h20

Explosão em Gaza fere duas crianças

Gaza, 23 abr (EFE).- Duas crianças palestinas ficaram feridas hoje, na explosão de uma bomba que estava sendo preparada por seus parentes em sua casa, localizada em um campo de refugiados ao oeste da Cidade de Gaza.

Segundo as fontes de segurança, os familiares dos feridos eram ligados ao movimento islamita Hamas. As crianças, que sofreram ferimentos leves, já deixaram o hospital.

O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, Ismail Haniyeh, rejeitou um pedido de renúncia de seu ministro do Interior, Hani al-Qawasme, em protesto contra a recusa dos chefes dos corpos de segurança em colaborar com ele.

O novo plano de segurança aprovado pelo Governo de união nacional palestino foi anunciado há duas semanas, mas Al-Qawasme se queixa que os chefes dos corpos de segurança não colaboram com ele.

O programa inclui uma primeira fase, de cem dias de duração, para restaurar a ordem pública, e uma segunda que tem como objetivo reforçar todos os corpos de segurança.

A renúncia de ministros na ANP costuma ser interpretada como uma mostra de protesto, já que apenas o chefe do Governo pode afastá-los de suas funções.

O ministro de Informação palestino assegurou hoje que Al-Qawasme "insiste" em aplicar este plano e "eliminar os obstáculos" que o impedem.

"Estamos preocupados com o crescente nível de caos e delitos", reconheceu, após uma reunião do gabinete ministerial.

Ontem, outros três palestinos morreram na Faixa de Gaza, por causa de rivalidades internas entre clãs.

Para o analista político Ibrahim Abrash, esta situação de violência "prova que o plano de segurança não foi levado a sério pelas facções políticas ou os responsáveis dos problemas".

Por sua parte, a Jihad Islâmica criticou o ministro do Interior e as forças de segurança por descumprir seu "papel na luta contra o caos" nos territórios palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host