UOL Notícias Notícias
 

02/05/2007 - 10h28

Hisbolá ridiculariza Olmert e Peretz após conclusões de relatório Winograd

Beirute, 2 mai (EFE).- Milicianos do Hisbolá colocaram cartazes junto à fronteira com Israel com caricaturas ridicularizando o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e seu ministro da Defesa, Amir Peretz, após as conclusões do relatório da Comissão Winograd.

O jornal libanês "An Nahar" publica em sua edição de hoje algumas imagens destes cartazes que o Hisbolá está usando em uma campanha de propaganda para confirmar o fracasso de Israel.

Uma dos cartazes instaladas na estrada mostra Olmert cavando seu própria túmulo ao lado de um tanque e um navio israelenses que foram destruídos pelos milicianos do Hisbolá, durante o conflito de meados do ano passado no Líbano.

O ministro da Defesa israelense aparece olhando as cenas bélicas de um videogame através de um prisma, com a frase: "Peretz está cego ou usa o material inadequado".

A Comissão Winograd apresentou na segunda-feira passada um relatório parcial sobre o fracasso no conflito entre Israel e a milícia xiita libanesa Hisbolá entre 12 de julho e 14 de agosto de 2006, com a conclusão de que Olmert, Peretz e o ex-chefe do Exército, Dan Halutz, são os principais responsáveis.

O relatório destaca que a decisão de ir à guerra após a captura de dois soldados pela milícia xiita foi tomada de forma "precipitada", "desorganizada" e sem "estudar as alternativas nem as possíveis conseqüências".

O relatório da Comissão Winograd deixou Olmert em uma situação difícil. O primeiro-ministro perdeu grande parte de sua popularidade entre a população israelense, da qual 68% exige sua renúncia, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "Ha'aretz".

Para o Hisbolá, por outro lado, os resultados deste relatório são positivos, já que reconhecem o fracasso de Israel na disputa do ano passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host