UOL Notícias Notícias
 

03/05/2007 - 05h02

Novo exame poderá detectar rejeição em transplante de medula

Sydney, 3 mai (EFE).- Pesquisadores australianos desenvolveram um teste de sangue que detecta, num curto período de tempo, se o receptor de um transplante de medula óssea vai desenvolver complicações médicas graves.

Os cientistas do Hospital Westmead, de Sydney, e do Instituto Médico Mater (MMRI), de Brisbane, explicaram em comunicado que sua pesquisa dará aos médicos a possibilidade de utilizar melhor os tratamentos para evitar a doença do enxerto-versus-hospedeiro (GVHD, sigla em inglês), provocada quando as células do doador atacam as do receptor.

Segundo o estudo, com a nova análise o tempo médio entre a detecção de uma mudança no sangue e o diagnóstico clínico da doença é de 17 dias.

Os pesquisadores australianos concluíram que as células dendríticas são essenciais para o desenvolvimento da GVHD. Elas iniciam o processo que possibilita que as células do sistema imunológico ataquem o paciente.

Para detectar a taxa de células dendríticas no sangue dos pacientes, os especialistas australianos criaram um anticorpo que "ilumina" as células ativas, explicou o diretor do MMRI, Derek Hart.

As células dendríticas se ativam quando se detecta a doença, que afeta 85% dos receptores de medula óssea. O transplante é utilizado para curar doenças como a leucemia.

Hoje, explicou Hart, o problema impede pacientes maiores de 50 anos de receber transplantes de medula óssea, porque a probabilidade de rejeição é muito alta. Ele causa a morte de 15% dos receptores.

"Agora podemos iniciar o tratamento muito antes, controlando a doença com menos remédios e menos problemas", disse Hart.

As conclusões do estudo serão publicadas na próxima edição da revista médica "Transplantation". Mas só daqui a dois anos a nova análise possa ser aplicada nos doentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host