UOL Notícias Notícias
 

06/05/2007 - 07h02

China: 20 trabalhadores morrem em explosão de gás em mina de carvão

- atualiza número de vítimas - Pequim, 6 mai (EFE).- Vinte trabalhadores morreram e pelo menos outros ficaram soterrados após uma explosão de gás metano em uma mina de carvão da província nortista chinesa de Shanxi, informou hoje a agência estatal "Xinhua".

O acidente ocorreu no sábado na localidade de Linfen, mas as primeiras notícias sobre os mortos só foram divulgadas hoje.

Cerca de 125 mineiros - o número ainda não pôde ser confirmado - trabalhavam dentro do poço de Pudeng, onde aconteceu a explosão, e apenas 95 conseguiram sair com seus próprios pés da instalação.

As operações de resgate continuam, enquanto são investigadas as causas do acidente.

Linfen é um dos principais centros de produção de carvão do norte da China, e é considerada uma das cidades mais poluídas do mundo, devido às centrais térmicas que operam nas imediações queimando carvão.

A mina de Pudeng operava legalmente, e sua produção anual é de aproximadamente 150 mil toneladas de carvão.

Cerca de 80% das mortes em minas de carvão no mundo são registradas na China, com cinco mil falecimentos no ano passado.

Um dos fatores da alta taxa de acidentes é a enorme demanda de carvão no país, principal fonte de energia nacional (mais de 70% do total).

Os proprietários de minas ignoram licenças e medidas de segurança na busca de um maior lucro econômico, enquanto os mineiros têm de duplicar turnos e cavar cada vez mais fundo, onde acontecem explosões de gás metano com mais facilidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host