UOL Notícias Notícias
 

08/05/2007 - 15h10

União Africana desmente envio de tropas adicionais à Somália

Johanesburgo, 8 mai (EFE).- O presidente de Gana e atual porta-voz da União Africana (UA), John Agyekum Kufuor, desmentiu hoje as informações que diziam que o grupo deveria enviar tropas de paz adicionais à Somália, informou hoje a imprensa local.

"A União Africana quer enviar os 8.000 soldados da força de paz multinacional que estão previstos tão logo quanto for possível, mas temos problemas no momento de recrutar as tropas", disse Kufuor.

A confusão aconteceu quando ontem veio a informação de que a UA enviaria um extra de 8.000 contingentes das forças de paz na Somália, afirmação atribuída a Kufuor. No enatnto, ele mesmo disse hoje que se referia ao envio de tropas previsto, e não a nenhum contingente extra.

O líder fez estas declarações em Pretória, onde teve um encontro de uma hora com o presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

A União Africana (UA), reunida em sua última cúpula em Adis-Abeba no final de janeiro, aprovou enviar à Somália uma força multinacional de paz de cerca de 8.000 efetivos para apoiar a Governo de transição somali contra as milícias islâmicas. Mas, até o momento, só conseguiu reunir metade das tropas previstas.

Uganda, Nigéria, Gana e Burundi são os únicos países que, por enquanto, se ofereceram para participar da força de paz, mas só Uganda já enviou um contingente de 1.400 soldados à Somália.

Além disso, Kufuor também mostrou sua preocupação com a crise no Zimbábue, governada desde sua independência, em 1980, por Robert Mugabe.

"No momento em que o líder da oposição no Zimbábue (Morgan Tsvangirai) é detido e golpeado, há motivos para a preocupação", disse o porta-voz da UA.

Durante uma visita em março ao Reino Unido, Kufuor já havia criticado Robert Mugabe por intimidar e usar a violência contra os partidos da oposição do Zimbábue e contra as liberdades democráticas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host