UOL Notícias Notícias
 

12/05/2007 - 21h20

Conservadores lideram eleições mas coalizão perde maioria na Islândia

Copenhague, 12 mai (EFE).- O conservador Partido da Independência desponta como ganhador das eleições legislativas islandesas realizadas hoje, mas a coalizão com a qual governava parece ter perdido a maioria.

Segundo os primeiros resultados, o Partido da Independência (PI), do primeiro-ministro, Geir Haarde, lidera a apuração, mas a queda dramática de seu aliado, o Partido do Progresso, de centro, parece obrigar a buscar novos aliados.

Com 25% dos votos apurados, o PI tem 36,8% dos votos, enquanto seu aliado teria ficado com 8,5%, o que significa a perda de quase metade dos votos em relação às eleições anteriores. O partido de Haarde permaneceu no poder os últimos 16 anos.

Se, como tudo parece indicar, a coalizão de centro-direita não repetir a maioria absoluta, os oposicionistas da Aliança social-democrata - que aparecem em segundo lugar com cerca do 30% - poderiam ser a nova parceira dos conservadores.

No entanto, a oposição ainda pretende formar uma maioria suficiente com o Movimento de Esquerda Verde, que subiu de 8,8$ para 14%, e o Partido Liberal. Nesse caso, a popular Ingiborg Solrun Gisladóttir, prefeita de Reikjavík durante quase dez anos (1994-2003) e líder da Aliança desde 2005, se transformaria na primeira mulher a chefiar o Governo na história do país.

Ainda assim, o mas provável seria uma coalizão entre conservadores e social-democratas, que já funcionou na década dos anos 90.

Os últimos índices de comparecimento às urnas refletem uma percentagem próxima a 68%, o cinco pontos a menos que no pleito de 2003.

A Islândia, um país eminentemente pesqueiro e com desemprego de 2%, apostou sob o Governo de centro-direita por explodir sua riqueza em energia geotérmica e hidráulica para atrair gigantes como a americana Alcoa e a canadense Alcan, que construíram várias fábricas de alumínio na ilha.

Outras questões, como a entrada na União Européia, só defendida pela Aliança, passaram despercebidas.

Os resultados definitivos das eleições islandesas só serão conhecidos depois do meio-dia de domingo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host