UOL Notícias Notícias
 

17/05/2007 - 08h16

Rui Pereira toma posse como novo ministro do Interior português

Lisboa, 17 mai (EFE).- O juiz Rui Pereira tomou posse hoje como ministro do Interior de Portugal junto ao presidente Aníbal Cavaco Silva, depois que seu antecessor, Antonio Costa, renunciou para se candidatar à Prefeitura de Lisboa.

Além de Pereira, que deixou seu cargo no Tribunal Constitucional português, tomaram posse os responsáveis de cinco secretarias de Estado, incluindo a de Modernização Administrativa, criada nesta reforma governamental.

Maria Manuel Leitão Marques, até agora coordenadora da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa, ficará responsável por esta nova secretaria de Estado, vinculada ao ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou na terça-feira que Antonio Costa será o candidato do Partido Socialista nas eleições de 1º de julho na Prefeitura de Lisboa, que vive uma situação de crise institucional e tem problemas financeiros.

Os analistas políticos consideram Costa como o favorito para vencer as eleições, em detrimento do candidato do Partido Social Democrata (PSD), Fernando Negrão.

Os social-democratas podem perder a Prefeitura de Lisboa nestas eleições, convocadas após a renúncia em massa de vereadores devido a um escândalo de corrupção que atingiu o prefeito da cidade, Antonio Carmona, e dois de seus colaboradores.

Carmona era um independente eleito pelo PSD, principal partido da oposição parlamentar, que retirou o apoio a ele devido ao escândalo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,68
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,34
    65.497,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host