UOL Notícias Notícias
 

21/05/2007 - 04h49

Gusmão presta juramento como presidente de seu partido no Timor-Leste

Díli, 21 mai (EFE).- O ex-presidente do Timor Xanana Gusmão prestou juramento hoje como presidente de seu novo partido, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), com o qual deve se candidatar às eleições legislativas de 30 de junho para disputar o cargo de primeiro-ministro.

O ato foi também uma despedida de Gusmão, que passou a Presidência a José Ramos Horta, presente na cerimônia, e que no domingo prestou juramento como novo governante do Timor-Leste, após vencer as eleições de 9 de maio.

Além de desejar o melhor para Ramos Horta, Gusmão disse aos jornalistas que o programa do CNRT passa pela vitória nas legislativas e pela formação de um Governo isento de corrupção, nepotismo e crispação.

Acrescentou que em caso de vitória convocará todos os partidos para formar um Governo de união nacional e proporá maiores responsabilidades para o presidente, que no sistema político do Timor-Leste tem menos poder que o primeiro-ministro.

"Dar mais poder a Ramos Horta, muito conhecido por seu Nobel da Paz, pode induzir os investidores a investir em qualquer setor para o benefício do país", disse Gusmão.

Ramos Horta afirmou que parte de suas prioridades passam por consolidar as relações com os países vizinhos, assim como com as nações de língua portuguesa e com Cuba.

O novo presidente agradeceu ao seu colega cubano, Fidel Castro, pela ajuda na saúde prestada pela ilha, que tem missões médicas no Timor-Leste e custeia em Cuba o treinamento de estudantes de medicina timorenses.

"Agradeço ao comandante Fidel Castro por sua liderança e sua visão que mostra que, embora estejamos longe de Cuba, o Timor-Leste sempre foi uma de suas prioridades no campo da medicina e a saúde", indicou.

O Prêmio Nobel da Paz de 1996 venceu as eleições presidenciais contra Francisco Guterres, o candidato do Fretilin, partido que atualmente controla o Parlamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host