UOL Notícias Notícias
 

22/05/2007 - 05h45

Prefeitura de Taipé tenta reabrir monumento a Chiang Kai-shek

Taipé, 22 mai (EFE).- O Governo municipal de Taipé, controlado pelo Partido Kuomintang (KMT), de oposição ao Governo central taiuanês, desmontou hoje os andaimes e cartazes que tapavam a visão do monumento dedicado ao general Chiang Kai-shek.

A Prefeitura também anunciou que fará o possível para reabrir a porta principal do grande pagode em que se encontra uma estátua gigante de Chiang, que depois de perder a guerra civil chinesa contra Mao Tsé-tung, em 1949, se refugiou na ilha.

Os dois cartazes gigantes pendurados de altos andaimes não deixam ver o pagode dedicado a Chiang Kai-shek, declarado monumento histórico provisório, disse o diretor de Cultura de Taipé, Lee Yung-ping.

O Ministério da Educação, encarregado da administração do gigantesco complexo dedicado a Chiang, "ignorou os pedidos para retirar os cartazes", acrescentou Lee, que portanto assumiu a tarefa.

O presidente taiuanês, Chen Shui-bian, que defende a separação definitiva da China, inaugurou, no domingo, uma placa que renomeou a praça do complexo como "Monumento Nacional à Democracia".

O Ministério da Educação ergueu andaimes com cartazes e fechou a porta de entrada do grande pagode dedicado a Chiang Kai-shek, "para consertos".

A Prefeitura de Taipé diz que não há operários trabalhando no local e iniciou o processo para reabrir o pagode, que abriga uma grande estátua de Chiang.

A disputa entre o Governo central, controlado pelo independentista Partido Democrata Progressista (PDP), e o da cidade de Taipé, controlado pelo KMT, "se tornou um jogo de xadrez", dizem observadores políticos na capital.

O Governo central e o municipal atuam numa guerra jurídica e política. No centro dela, Chiang Kai-shek e a sua permanência na ilha, depois da retirada de suas estátuas e seu nome das ruas e quartéis de Taiwan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host