UOL Notícias Notícias
 

24/05/2007 - 14h42

Presidente da "RCTV" diz que ainda há tempo para Chávez mudar de idéia

Caracas, 24 mai (EFE) - A menos de três dias do vencimento da concessão da "Radio Caracas Televisión" ("RCTV"), o presidente da empresa, Marcel Granier, disse hoje que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, "ainda tem tempo" de mudar sua decisão, antes que a emissora saia do ar no domingo à noite.

O Tribunal Supremo do país já decidiu que não vai admitir liminar sobre o caso.

Em declarações à "Unión Radio", Granier considerou "contraditória" a decisão judicial, pois "admite recurso, ou seja, ainda não há pronunciamento definitivo sobre o assunto, mas permite o atropelo do fechamento do canal".

O ministro das Comunicações venezuelano, William Lara, afirmou que o chanceler Nicolás Maduro, falará sobre a resolução adotada hoje pelo Parlamento Europeu que critica o fim da concessão da "RCTV", caso que levou a polêmica para fora da Venezuela.

O canal, hoje alvo de debates e controvérsias, começou a transmitir em sinal aberto há 53 anos, durante a ditadura do general Marcos Pérez Jiménez (1952-57), que deu a primeira concessão à emissora. Atualmente é um dos canais com maior audiência no país.

Criada por um grupo de origem americana conhecido como Phelps, foi a primeira televisão a entrar nos lares venezuelanos. Durante anos, marcou a agenda das discussões dos espectadores, no campo tecnológico e na programação.

Nestes mais de 50 anos, a "RCTV" esteve sob o controle das famílias Phelps e Bottome (atual acionista majoritário). Granier é casado com a filha do fundador, William H. Phelps.

No ano em que foi criada, 1953, a "RCTV" fez a primeira transmissão ao vivo, transmitindo um jogo de beisebol entre Cuba e Venezuela. Em 16 de novembro do mesmo ano, a emissora apresentou o primeiro telejornal regular na Venezuela, chamado "El Observador Creole", que ficou no ar por quase 20 anos.

Em 1954, a "RCTV" colocou nas telas o primeiro programa de variedades da Venezuela, "El Show de las Doce", no qual atuaram figuras como Pedro Infante e Libertad Lamarque. No mesmo ano, foi ao ar sua primeira telenovela, "Camay", que tinha 15 minutos de duração e era feita ao vivo.

Durante todos os anos seguintes, a "RCTV" foi pioneira ou inovadora da televisão, ao introduzir o teleteatro e os programas de opinião, assim como programas humorísticos.

No campo do humor, a "RCTV" tem um "recorde no Guinness", com o programa "Radio Rochela", que ficou no ar ininterruptamente por cinco décadas. Outras inovações foram a introdução do videotape e do som estéreo na televisão, em 1961.

A boa acolhida de algumas de suas produções levou os diretores da "RCTV" a buscarem mercados internacionais em meados dos anos 1970.

Atualmente, vários programas da emissora são transmitidos em mais de 60 países e são dublados com técnicas especiais para mais de 20 idiomas.

Os primeiros sucessos internacionais da "RCTV" foram as novelas "La Hija de Juana Crespo" e "La Fiera", posteriormente seguidos pelos êxitos de "Leonela", "Topázio" e "Cristal". Estas últimas tiveram os direitos comprados pelo "SBT" e foram exibidas no Brasil.

Por ser o primeiro canal na Venezuela, a "RCTV" conseguiu transmitir seus programas pelo canal 2, o de maior cobertura nacional. Isso permitiu que o sinal da rede pegasse em regiões do país que até hoje seus concorrentes não alcançam.

Com esta ampla difusão, a "RCTV" disputou ponto a ponto a audiência com sua principal concorrente local, a "Venevisión", do magnata Gustavo Cisneros.

Segundo especialistas, talvez pelas pressões do mercado, a programação da "RCTV" foi trocando a qualidade de suas primeiras épocas por produtos que obtêm bons índices de audiência e que apelam para uma boa dose de sexo e violência.

Em 27 de maio, a emissora deixará de ser transmitida pelo canal 2 à meia-noite, e, na próxima hora, segundo as autoridades, a freqüência passará para uma televisão de serviço público que será administrada pela Fundación Televisora Venezolana Social (Teves).

O Governo venezuelano frisou que não se trata de um "fechamento" da "RCTV" e lembrou que a empresa poderá continuar transmitindo via satélite e a cabo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host