UOL Notícias Notícias
 

25/05/2007 - 11h18

Comandante do "Exército Mehdi" é morto a tiros em Basra

Bagdá, 25 mai (EFE).- O comandante da milícia de Moqtada al-Sadr, conhecida como "Exército Mehdi", xeque Abu Kader, foi morto a tiros por uma força conjunta dos exércitos do Iraque e do Reino Unido, segundo fontes policiais.

A fonte explicou que o carro onde Abu Kader viajava foi atacado por tropas britânicas na rua Basri, situada no centro de Basra, 500 quilômetros ao sul de Bagdá.

Não se sabe as circunstâncias do fato, mas Hassan Zarqani, porta-voz de Sadr afirmou em declarações ao canal de televisão "Al Jazira" que a morte de Abu Kader era uma "mensagem ruim enviada pelas tropas britânicas e que coincide com a reaparição de Sadr".

A morte do comandante, cujo nome real é Wisam al-Waeli, ocorre poucas horas depois de Sadr reaparecer em público no Iraque e oferecer um sermão a seus fiéis, após ter passado quatro meses no Irã, confirmaram colaboradores do líder.

A cidade de Basra está sob o controle do Exército britânico desde o início da invasão pela força multinacional liderada pelos EUA em março de 2003.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h18

    -0,06
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h28

    -0,14
    75.883,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host