UOL Notícias Notícias
 

26/05/2007 - 11h58

Haniyeh qualifica ofensiva israelense de "verdadeira guerra"

Gaza, 26 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ismail Haniyeh, qualificou hoje a ofensiva israelense em Gaza e na Cisjordânia de "verdadeira guerra", enquanto o braço armado do Hamas advertiu que a execução de atentados suicidas é só "questão de tempo".

Segundo Haniyeh, dirigente do Hamas, Israel lançou esta "guerra" para "frustrar" o povo palestino, "extorquir e forçá-lo a aceitar ordens do exterior".

"No entanto, esta agressão não conseguirá seus objetivos e trará perigosas conseqüências", disse, em comunicado de seu escritório, divulgado depois que quatro bombardeios israelenses mataram cinco membros das forças auxiliares do movimento islâmico.

As operações aéreas israelenses deixaram em dez dias 44 mortos e mais de 170 feridos palestinos.

Após o ataque, as Brigadas de Ezzedeen Al-Qassam, braço armado do Hamas, dispararam uma série de foguetes artesanais contra o sul de Israel e advertiram, em comunicado, que hoje lançará outros quatro projéteis.

Seu porta-voz, Abu Obaida, afirmou em outro comunicado que o "início das operações de martírio (atentados suicidas)" em Israel e nos territórios palestinos "são questão de tempo".

As Brigadas reiteraram sua ameaça de seqüestrar mais soldados israelenses e afirmaram que o soldado israelense Gilad Shalit, retido desde junho passado, não será libertado se o Exército matar dirigentes islamitas.

Antes, o braço político do Hamas havia advertido a Israel das conseqüências em atingir Haniyeh, depois que duas bombas caíram perto da casa do primeiro-ministro na Cidade de Gaza.

"Responsabilizamos plenamente à ocupação (israelense) pelas conseqüências de qualquer loucura que cometa contra qualquer símbolo da legitimidade palestina", indicou em comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host