UOL Notícias Notícias
 

29/05/2007 - 13h02

Primeiro-ministro sérvio vai se reunir com Putin para tratar do Kosovo

Belgrado, 29 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Sérvia, Vojislav Kostunica, se reunirá entre 6 e 8 de junho em São Petersburgo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar do futuro estatuto do Kosovo, assegura hoje o jornal sérvio "Vecernje Novosti".

O jornal, que cita fontes diplomáticas de Moscou, indica que o encontro faz parte da intensa ofensiva diplomática sérvia devido à reunião do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas - que deve aprovar uma resolução que defina o futuro do Kosovo -, e pode "reforçar a posição comum da Sérvia e Rússia".

Espera-se, segundo o "Vecernje Novosti", que Kostunica relate a Putin a recente iniciativa sérvia para que as negociações prossigam entre Pristina e Belgrado sobre o estatuto do Kosovo.

A província sérvia é povoada por uma maioria arrasadora de albaneses que reivindicam a independência e rejeitam a ampla autonomia oferecida por Belgrado.

A iniciativa para um novo ciclo de negociações foi levada na semana passada pelo Governo sérvio ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O CS deve decidir sobre o estatuto do Kosovo após o debate sobre o plano do mediador Martti Ahtisaari, que propõe dotar a província de uma independência sob supervisão internacional.

As divisões no seio desse organismo da ONU dificultam a aprovação de uma resolução final do Kosovo.

A Rússia, um dos cinco países-membros do Conselho de Segurança com direito a veto (junto com EUA, França, Reino Unido e China), não aceita o plano de Ahtisaari e apóia a Sérvia em sua pretensão de continuar as conversas até que se chegue a um acordo.

Os EUA e a União Européia apóiam a proposta de Ahtisaari e elaboraram juntos um projeto de resolução para apresentá-lo ao CS.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host