UOL Notícias Notícias
 

31/05/2007 - 01h29

México revela fichas de intelectuais espionados de 1960 a 1980

México, 30 mai (EFE).- Várias fichas de intelectuais mexicanos que foram espionados pela Polícia política durante a "Guerra suja" (1960-1980) foram revelados em conseqüência da Lei Federal de Transparência, aprovada em 2002.

Durante o período, a luta do Governo mexicano contra grupos subversivos de esquerda e progressistas se estendeu à investigação de alguns intelectuais e artistas, disse o jornalista Julio Aguilar à Efe, nesta quarta-feira.

Aguilar, colaborador do escritor colombiano Gabriel García Márquez na extinta revista "Cambio México", fez a pesquisa este ano e publicou uma série de artigos este mês.

O jornalista teve acesso no Arquivo Geral da Nação a parte dos documentos da Direção Federal de Segurança (DFS), a Polícia política mexicana entre 1960 e 1985.

Aguilar encontrou fichas dedicadas, entre outros, aos escritores Octavio Paz e Juan José Arreola, e aos filósofos Eli de Gortari e Ricardo Guerra.

"Não era gente preparada", explicou Aguilar sobre os agentes, cujos relatórios freqüentemente apresentavam "humor involuntário", "precisão bastante vaga" e "má vontade", ao tentar justificar as suspeitas sobre os investigados.

Entre os exemplos, ele cita um relatório sobre uma conferência acadêmica do escritor Salvador Novo sobre a história mexicana. O espião escreve em tom "muito solene" como o intelectual disse que "Tenochtitlan (antigo nome da Cidade do México) caiu em mãos dos espanhóis, e depois se formou o vice-reinado, que caiu com a independência do México".

A conquista do México e o posterior processo de independência do país foram relatados pelo espião aos seus superiores como fossem uma grande descoberta, comentou o jornalista.

A ficha do escritor Octavio Paz, Prêmio Nobel de Literatura em 1990, consta de 25 páginas sem dados relevantes. Segundo Aguilar, a postura crítica do autor em relação aos regimes comunistas deve ter contribuído para aliviar a vigilância.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host