UOL Notícias Notícias
 

07/06/2007 - 15h19

Abbas e Olmert se reunirão a sós no encontro do Quarteto de Madri no Cairo

Jerusalém, 7 jun (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, se reunirão bilateralmente durante o encontro do Quarteto de Madri que será realizado no dia 25, no Cairo.

Esta será a reunião de "maior importância" entre Abbas e Olmert, afirmou o ministro de Exteriores da ANP, Ziad Abu Amar.

Abu Amar assegurou que os encontros bilaterais de 15 em 15 dias entre os dois "estão sendo manipulados por Israel de uma perspectiva midiática, somente por motivos internos", e não geram "conquistas sobre os compromissos do Governo israelense", informou a agência palestina "Ma'an".

Estas reuniões foram estipuladas durante a visita à região da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em março.

Olmert e Abbas deveriam se encontrar hoje na cidade de Jericó, na Cisjordânia, mas o encontro foi adiado "sine die" de última hora a pedido da parte palestina devido a divergências na agenda.

Entre os pontos discutidos nas reuniões anteriores ao encontro - que seria o primeiro entre os dois líderes em território palestino - estão a possibilidade de fechar um novo cessar-fogo, assim como a transferência por Israel à ANP dos impostos que retém em conceito de taxas alfandegárias, o que chega a US$ 700 milhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host