UOL Notícias Notícias
 

08/06/2007 - 17h42

Polícia não encontra provas de seqüestros da CIA no Reino Unido

Londres, 8 jun (EFE).- Uma investigação policial divulgada hoje no Reino Unido não encontrou provas de que vôos secretos da CIA para transportar suspeitos de terrorismo tenham aterrissado em aeroportos britânicos.

A investigação, que durou 18 meses, ficou a cargo do comissário-chefe da Polícia da Grande Manchester (norte da Inglaterra), Michael Todd, que agiu em nome da Associação de Chefes de Polícia (ACPO, em inglês).

Tood examinou as acusações do grupo defensor das liberdades civis Liberty's, que dizia que aviões fretados pela CIA (agência de inteligência americana) tinham feito escala em território britânico mais de 210 vezes desde 2001.

Segundo as alegações, publicadas pela primeira vez no jornal "The Guardian" em 2005, os aviões levavam supostos terroristas para outros países, onde seriam submetidos a tortura.

"O senhor Todd examinou toda informação disponível relacionada com este assunto e concluiu que não há provas para corroborar as alegações da Liberty's", afirmou uma porta-voz da ACPO.

"Não existem provas de que os aeroportos britânicos fossem usados para que a CIA transportasse pessoas a fim de torturá-las em outros países", insistiu a mesma fonte.

As conclusões da ACPO parecem contradizer o relatório do Conselho da Europa divulgado hoje sobre a existência de prisões secretas da CIA em países europeus.

O documento aponta a existência de centros de detenção secretos administrados pela CIA na Polônia e na Romênia, e acusa a Otan de "laxismo" e de ter dado permissões "secretas" que permitiram operações ilegais.

O relatório do Conselho também sugere que há possíveis secretos centros no Reino Unido e na Tailândia. Ao mesmo tempo, acusa Alemanha, Itália e Macedônia de dificultar investigações parlamentares e judiciais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,43
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h56

    1,79
    62.774,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host