UOL Notícias Notícias
 

10/06/2007 - 21h03

Preso suspeito de ameaçar Bachelet por e-mail

Santiago do Chile, 10 jun (EFE).- A Polícia prendeu o suposto autor dos e-mails com ameaças contra a presidente do Chile, Michelle Bachelet, recebidos há dois meses no Palácio de La Moneda, informaram hoje fontes oficiais.

Segundo relatório da Brigada de Investigações Policiais Especiais, no sábado à noite foi encontrado o paradeiro do suspeito, um estudante de quinto ano de Direito.

Identificado como Carlos Porras Díaz, de 40 anos, ele teria confessado à Polícia ser o autor dos e-mails que continham ameaças e insultos contra Bachelet e que há dois meses puseram em alerta o Governo do Chile.

A procuradora regional Sonia Rojas acusou o suspeito hoje por crime de ameaça e usurpação de identidade, ditou uma ordem de prisão contra ele, mas soltou-o com a obrigação de comparecer toda semana em um gabinete judicial até o fim do inquérito, que tem prazo de 60 dias.

Rojas se disse satisfeita ao dizer que "efetivamente foram aplicadas medidas cautelares, reconheceu a existência de crimes reiterados de ameaças bastante fortes contra a presidente da República e contra seus filhos".

"Além disso, foi estabelecido que o acusado tinha usurpado a identidade de outra pessoa, o que demonstra a intenção criminosa que ficou provada nesta audiência".

O autor enviou três mensagens à presidente em datas diferentes: 27 de março, 13 de abril e 25 de maio, afirmando que ia matá-la e também seus filhos, e ameaçava colocar bombas nos lugares visitados pela presidente.

Segundo a promotora, além de expressões injuriosas, as mensagens textualmente diziam: "Vamos matar você ou seus filhos".

A existência das mensagens intimidatórias foi revelada no domingo passado pelo subsecretário do Interior, Felipe Harboe, e foi denunciada aos Tribunais de Garantia do Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host