UOL Notícias Notícias
 

12/06/2007 - 10h21

A cada dia 132 milhões de crianças são forçadas a trabalhar na agricultura

Roma, 12 jun (EFE).- A cada dia cerca de 132 milhões de crianças de 5 a 14 anos são "forçadas a trabalhar na terra, freqüentemente em condições insalubres e perigosas", segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"É simplesmente inaceitável", afirmou em comunicado o subdiretor-geral de Agricultura e Defesa do Consumidor da FAO, José Maria Sumpsi, por ocasião do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

Cerca de 70% das crianças que se dedicam ao trabalho infantil estão na agricultura, ou seja, quase um terço da força de trabalho do setor, segundo as estimativas, embora calcular o número exato seja difícil, pois se trata de uma atividade freqüentemente clandestina.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que cerca de 218 milhões de crianças trabalham no mundo, e, delas, mais de 22 mil morrem a cada ano devido à atividade.

Para a FAO, pôr fim ao trabalho infantil na agricultura "deve ser uma prioridade da agenda política internacional".

A única estratégia "válida" para acabar com o trabalho infantil é diminuir a pobreza nas áreas rurais dos países em desenvolvimento.

Alguns países pobres realizaram avanços notáveis na redução do trabalho infantil, até chegar a quase eliminá-lo, como no estado de Kerala, na Índia.

A região da América Latina e do Caribe também registrou uma queda notável do número de trabalhadores infantis, que passou de 16% para 5% entre 2000 e 2004.

A agricultura - junto à mineração e à construção - é considerada um dos setores trabalhistas mais perigosos, com horários de trabalho "excessivamente longos", exposição a produtos químicos perigosos e o transporte de cargas pesadas, o que pode ter complicações a longo prazo no desenvolvimento e no crescimento infantil.

A FAO lembra que nem todas as atividades realizadas pelas crianças podem ser consideradas como trabalho infantil, pois há algumas leves, que não prejudicam a educação e são aceitáveis a partir dos 12 ou 13 anos, além dos trabalhos tidos como não perigosos para os adolescentes de 15 e 16 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host