UOL Notícias Notícias
 

14/06/2007 - 13h43

Jornalista de rádio da ONU é morto no leste da República Democrática do Congo

Johanesburgo, 14 jun (EFE) - Um jornalista e editor da "Radio Okapi", emissora da ONU, foi assassinado por civis armados no leste da República Democrática do Congo (RDC), disseram hoje à Efe fontes da missão das Nações Unidas no país, a Monuc.

Serge Maheshe, assassinado quarta-feira, era o editor da "Radio Okapi" em Bukavu, a capital da província de Kivu, uma das regiões mais instáveis do país.

Maheshe, congolês de 31 anos, era casado e pai de um bebê.

O jornalista havia acabado de sair da casa de um conhecido e estava entrando em seu carro com dois amigos quando dois homens foram em sua direção e, depois de obrigá-lo a se sentar, atiraram várias vezes em sua direção.

Maheshe morreu na hora com um tiro na cabeça. As outras duas pessoas que o acompanhavam não ficaram feridas. Os motivos do crime ainda não estão claros, mas a Monuc já entrou em contato com as autoridades locais pedindo uma investigação.

Maheshe, que trabalhava na "Radio Okapi" desde que a emissora foi fundada, em 2002, já havia recebido ameaças por causa de seu trabalho como repórter.

Em junho de 2004, o jornalista cobriu a invasão da cidade de Bukavu pelas tropas de Laurent Nkunda, líder miliciano sobre o qual pesa uma ordem de busca e prisão por crimes contra a humanidade.

Vários jornalistas e suas famílias sofrem ameaças de morte na República Democrática do Congo, muitos dos quais são repórteres da "Radio Okapi".

A "Radio Okapi" fundada e supervisionada pelas Nações Unidas, informa sobre as atividades da Monuc no país e também divulga notícias locais.

O representante do secretário-geral das Nações Unidas na RDC, William Lacy Swing, disse em comunicado que a morte de Mahese representa um golpe para ele, para todos os empregados da emissora e para toda a Monuc.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h47

    -2,31
    61.189,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host