UOL Notícias Notícias
 

17/06/2007 - 17h13

Bayrou diz que 4 cadeiras conquistadas por seu partido significarão novo rumo

Paris, 17 jun (EFE) - O dirigente centrista francês François Bayrou afirmou hoje que seu partido, o Movimento Democrata (MoDem), abriu um novo caminho político com a conquista de quatro cadeiras na futura Assembléia Nacional.

Perante seus partidários do departamento dos Pirineus Atlânticos (sul), Bayrou garantiu que foi reeleito e que o MoDem conquistará ainda outras três cadeiras, um resultado com o qual se mostrou satisfeito, já que seus candidatos disputavam o segundo turno das eleições legislativas em apenas seis circunscrições.

O centrista disse que a lei eleitoral, baseada no sistema da maioria absoluta, é "injusta", e que, com outra regra, seu partido obteria melhores resultados.

No entanto, Bayrou demonstrou satisfação, dizendo que, com a presença do MoDem na Assembléia, haverá espaço para "o pluralismo e a diversidade".

Sobre a atitude dos deputados centristas com o Governo, Bayrou disse que eles defenderão sua política e concordarão ou não em função das decisões que o Executivo de Nicolas Sarkozy adotar.

O centrista disse que o partido terá um "espírito livre" na Assembléia, e, enquanto isso, "construirá a grande corrente centrista da qual a França precisa".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host