UOL Notícias Notícias
 

17/06/2007 - 08h20

Hamas ocupa sede da União de Jornalistas Palestinos em Gaza

Gaza, 17 jun (EFE).- O movimento islâmico Hamas ocupou hoje a sede da União de Jornalistas Palestinos, enquanto vários profissionais que trabalham para veículos de comunicação árabes ou ocidentais receberam ameaças do grupo por telefone.

A operação ocorre no momento em que o Hamas anunciou a pronta libertação do jornalista da "BBC", Alan Johnston, retido em Gaza há mais de três meses, após afirmar que está em contato com seus seqüestradores e que não tolerará mais seqüestros de repórteres.

O Hamas também estabeleceu, segundo testemunhas, postos de controle na estrada que leva à passagem fronteiriça com Israel de Erez, para deter o fluxo de refugiados que pretendem sair da Faixa de Gaza.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum, tentou neste sábado tranqüilizar os que estão pensando em sair de Gaza, garantindo que não devem temer por sua segurança.

No entanto, centenas de pessoas se amontoam na parte palestina da passagem de Erez, por onde se deixou passar, por enquanto, cerca de 50 dirigentes do grupo nacionalista Fatah.

É pouco provável que Israel permita uma entrada em massa de refugiados, por temer que entre eles haja algum terrorista suicida, e os soldados que controlam o terminal dão de vez em quando tiros para o alto, a fim de dissuadir os que se amontoam após a cerca e evitar uma fuga precipitada.

No entanto, fontes militares citadas pela rádio pública israelense disseram hoje que Israel garantirá a saída de Gaza "aos palestinos que virem realmente sua vida ameaçada".

Na Faixa de Gaza, a situação é cada vez mais difícil, não só devido aos problemas de segurança, mas porque Israel suspendeu o fornecimento de combustível derivado do petróleo e começa a ter escassez de alimentos, por isso algumas lojas estão aumentando os preços.

Enquanto isso, na Cisjordânia, milicianos do Fatah mataram dois militantes do Hamas e seqüestraram outros dois em Nablus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host