UOL Notícias Notícias
 

18/06/2007 - 08h32

Abbas dissolve Conselho de Segurança Nacional

Ramala, 18 jun (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, dissolveu hoje o Conselho de Segurança Nacional no qual o primeiro-ministro destituído e líder do Hamas, Ismail Haniyeh, era vice-presidente, informaram fontes do escritório da Presidência.

O Conselho, que existia nos tempos de Yasser Arafat, foi reativado em março por Abbas, após os acordos alcançados em Meca com os líderes do Hamas, em uma tentativa de restabelecer a ordem e o império da lei nos territórios palestinos.

Além disso, Abbas nomeou então assessor para Assuntos de segurança Mohammed Dahlan, considerado "homem forte" do movimento nacionalista Fatah na Faixa de Gaza.

O próprio Dahlan foi designado também secretário-geral do Conselho, liderado por Abbas e com Haniyeh como vice-presidente.

O primeiro-ministro do Governo de emergência palestino, Salam Fayyad, deve se reunir ainda hoje, em Ramala, com o cônsul geral dos Estados Unidos em Jerusalém, Jacob Walles.

Os dois devem dialogar sobre medidas para reforçar o novo Executivo palestino designado por Abbas, assim como a retomada das ajudas econômicas pela comunidade internacional a este Governo, que não tem nenhum membro do Hamas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host