UOL Notícias Notícias
 

23/06/2007 - 02h26

Polícia chinesa reprime protesto de veteranos da Revolução

Pequim, 23 jun (EFE).- Centenas de veteranos da revolução comunista que promoviam uma manifestação em frente a um edifício oficial pedindo um aumento de suas previdências foram atacados pela Polícia antidistúrbios na cidade de Cantão, no sul da China, informou hoje a imprensa independente.

O protesto era a último tentativa dos idosos, muitos deles condecorados como heróis de guerra, para aumentar sua pequena aposentadoria. Eles pedem o reajuste aos Governos comunistas locais há 10 anos.

A porta-voz do grupo, Xie Suqing, de 52 anos, foi detida pela Polícia na quarta-feira, quando se dirigia ao protesto. Ela sofreu fratura numa vértebra, ao ser espancada durante o interrogatório, informou hoje o jornal "South China Morning Post", de Hong Kong.

Xie está internada num hospital e os médicos dizem que ela precisará de pelo menos um mês para se recuperar.

"Fui agredida na delegacia de Chigang, no distrito de Haizhu, até perder a consciência", explicou a porta-voz, ex-supervisora técnica do centro de pesquisa científica militar de Cantão.

Outro representante dos veteranos, Hou Yingzhong, de 44 anos, ex-líder de seção provincial das forças armadas, disse que outro veterano sofreu uma fratura na perna durante os protestos de quarta-feira.

"Foi um caos. O Governo local enviou centenas de soldados para que nos deter assim que chegássemos. Nenhum dos policiais mostrou respeito por nós, nem mesmo pelos heróis de guerra", explicou.

Hou disse que mais de 200 veteranos, vestidos com uniformes e levando as medalhas que receberam por sua participação na Guerra Civil e na Guerra da Coréia, se reuniram em frente à sede do Governo provincial, em nome de mais de 20 mil soldados da reserva.

Eles recebem cerca de US$ 130 mensais. Os funcionários da mesma categoria ganham nove vezes mais.

O Governo central pede desde 1998 às autoridades provinciais que melhorem a qualidade de vida dos veteranos, sem sucesso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host