UOL Notícias Notícias
 

02/07/2007 - 10h53

Ataques fracassados em Londres mostram ameaça à Alemanha, diz Merkel

Berlim, 2 jul (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que os atentados fracassados em Londres e a explosão no aeroporto de Glasgow evidenciam que o terrorismo internacional são uma "ameaça latente" para a Alemanha, embora não haja indícios concretos de um ataque terrorista.

"Há uma ameaça latente e, portanto, é preciso agir em conseqüência, de acordo com as medidas e legislação vigentes", disse Merkel ao final da reunião da cúpula de seu partido, a União Democrata-Cristã Alemã (CDU).

As autoridades do país estão "preparadas" e "mantêm alta a vigilância", acrescentou a chanceler, para quem, apesar do ocorrido no Reino Unido não se deve falar de "uma nova dimensão" da ameaça representada pelo terrorismo internacional para o país.

O presidente do sindicato policial, Konrad Freiberg, afirmou hoje a um jornal alemão que, após os atentados no Reino Unido, é preciso considerar "no futuro imediato com graves atentados também na Alemanha".

Isso porque, segundo Freiberg, a "Alemanha ampliou sua atividade no Afeganistão com o recente envio de aviões Tornado. Isto aumentou o perigo terrorista" em seu país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host