UOL Notícias Notícias
 

05/07/2007 - 06h07

Ozzy Osbourne vai ajudar Taiwan a tentar entrar para a ONU

Taipé, 5 jul (EFE).- Após 14 tentativas fracassadas de entrar para a ONU, Taiwan buscou a ajuda do roqueiro Ozzy Osbourne e do conjunto taiuanês ChthoniC, lançando uma campanha que promove a sua aceitação no órgão internacional.

O compositor do ChthoniC, Freddy Lim, anunciou hoje que, com o apoio de Osbourne, o grupo visitará 50 cidades no Canadá, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os shows vão promover a entrada de Taiwan na ONU.

"Compus uma canção sobre a entrada de Taiwan para a ONU. Esta campanha não é política, e sim uma tentativa de ajudar meu pobre país, excluído das organizações internacionais", disse Lim.

A viagem, financiada em parte pelo Governo taiuanês, conta também com o apoio econômico de Ozzy Osbourne. O cantor inglês mantém boas relações pessoais com os integrantes do ChthoniC, uma banda de heavy metal.

O país vai pedir em setembro seu ingresso na ONU, sob o nome de Taiwan e não como República da China. A tentativa já causa controvérsia nos Estados Unidos e provocou a oposição da China. Os dirigentes chineses acusam os taiuaneses de querer modificar a atual situação no estreito de Formosa.

A China, com seu poderio na ONU, bloqueia as tentativas de Taiwan de entrar para a organização internacional.

O país perdeu sua cadeira na ONU e no Conselho de Segurança em 1971.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host