UOL Notícias Notícias
 

06/07/2007 - 07h41

Brown adverte que britânicos ficarão em meio a intensas medidas de segurança

Londres, 6 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, advertiu hoje que a população deverá ficar em meio a intensas medidas de segurança no Reino Unido, por causa dos recentes atentados fracassados em Londres e na localidade escocesa de Glasgow.

Em declarações à rede "BBC", Brown reconheceu que a segurança pode causar alguns inconvenientes, mas insistiu em que é necessário reforçá-la para proteger os cidadãos.

"Em lugares movimentados e nos aeroportos, acho que as pessoas terão que aceitar que a segurança será mais intensa. Temos que evitar a possibilidade de que haja gente que possa utilizar lugares movimentados" para cometer ataques, acrescentou.

O chefe do Governo britânico afirmou que a população quer se sentir segura quando estiver em lugares onde haja muita gente.

Segundo Brown, a Polícia e os serviços secretos britânicos parecem ter descoberto a célula responsável pelos atentados fracassados em Londres e no aeroporto de Glasgow.

"Estamos chegando à raiz desta célula que foi responsável pelo que aconteceu. Quero que as pessoas saibam que as autoridades atuaram muito rapidamente", acrescentou.

Brown disse que o Reino Unido quer trabalhar mais estreitamente com autoridades estrangeiras para enfrentar a ameaça terrorista.

"Acho que, nos próximos meses, verão um maior esforço coordenado tanto em nível internacional como nacional", disse Brown, que assumiu o cargo em 27 de junho, substituindo Tony Blair.

O primeiro-ministro britânico disse que entrou em contato com o chefe de Governo australiano, John Howard, sobre as detenções nesse país em relação aos recentes atentados fracassados no Reino Unido.

Sete pessoas foram detidas no Reino Unido nos últimos dias, e cinco na Austrália.

Há uma semana, as forças da ordem encontraram no centro de Londres dois automóveis com gasolina e botijões de gás, enquanto, no sábado, um veículo foi lançado contra o terminal 1 do aeroporto de Glasgow, mas não causou vítimas fatais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,23
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h40

    1,33
    63.492,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host