UOL Notícias Notícias
 

08/07/2007 - 05h37

AIEA enviará oito inspetores à Coréia do Norte

Tóquio, 8 jul (EFE).- O Organismo Internacional para a Energia Atômica (AIEA) planeja enviar oito inspetores à Coréia do Norte em 14 ou 17 de julho para verificar o fechamento do reator nuclear de Yongbyon, segundo informaram à agência sul-coreana "Yonhap" fontes oficiais sul-coreanas.

Seis dos inspetores deixarão a Coréia do Norte uma vez que se complete o fechamento do reator nuclear, mas os outros dois permanecerão no Estado comunista para manter a vigilância sobre as instalações.

Pyongyang afirmou que o regime está preparado para o fechamento de Yongbyon como primeiro passo do acordo alcançado em 13 de fevereiro, em Pequim, entre as duas Coréias, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Em virtude deste acordo, a Coréia do Norte receberá um milhão de toneladas de petróleo em troca de fechar suas instalações nucleares.

No mês passado um grupo de inspetores da AIEA visitou a Coréia do Norte pela primeira vez desde 2002, quando a organização foi expulsa do país depois de os EUA acusarem Pyongyang de desenvolver um programa secreto de enriquecimento de urânio.

A AIEA aprovará amanhã uma despesa de ? 3,9 milhões (US$ 5,3 milhões) para custear os gastos de observação do fechamento das instalações nucleares norte-coreanas.

Segundo as fontes citadas pela "Yonhap", a organização pedirá aos cinco países do diálogo de seis lados - exceto Coréia do Norte - que dividam as despesas de verificação da clausura de Yongbyon.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host