UOL Notícias Notícias
 

13/07/2007 - 02h38

Mil pessoas protestam em Manila contra nova lei antiterrorista

Manila, 13 jul (EFE).- Cerca de mil ativistas de diferentes grupos de esquerda se concentraram hoje numa praça da capital filipina para protestar contra a entrada em vigor da nova legislação antiterrorista, informou a rede de televisão "GMA".

Os manifestantes iniciaram uma passeata na Universidade de Santo Tomás, indo até a Praça de Miranda, no distrito de Quiapo. Eles afirmam que a nova lei, que entrará em vigor no próximo domingo, poderá servir para justificar mais assassinatos, desaparecimentos e violações dos direitos humanos.

O partido Bayan Muna (Povo Primeiro) diz que mais de 70 de seus ativistas foram executados desde janeiro de 2001, quando assumiu o poder a atual presidente, Gloria Macapagal Arroyo.

O Exército filipino postou na terça-feira 100 soldados em alguns bairros pobres de Manila para informar aos moradores sobre a atividade dos rebeldes comunistas, para evitar possíveis mobilizações por ocasião da entrada em vigor da lei antiterrorista.

Grupos de oposição, alguns parlamentares e até membros da influente hierarquia católica criticaram nas últimas semanas a nova legislação. Ela é inspirada no "Patriot Act", promovido nos Estados Unidos pelo presidente George W. Bush.

A lei ampliará o prazo para deter sem acusações os suspeitos de atos terroristas, aumentará algumas penas até 40 anos de prisão e qualificará como terrorismo qualquer ato cuja meta seja "criar um estado de medo e temor em toda a população para obrigar o Governo a ceder a uma reivindicação ilegítima".

A definição, segundo os críticos, levará a ainda mais detenções indiscriminadas e assédio à oposição.

O Governo filipino é um forte aliado dos EUA na luta contra o terrorismo internacional e forças americanas colaboram com o Exército em operações antiterroristas no sul do arquipélago.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h39

    0,24
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h43

    0,59
    65.065,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host