UOL Notícias Notícias
 

14/07/2007 - 17h51

Polícia fecha supermercados no Reino Unido devido a alerta de segurança

(acrescenta mais dados sobre o alerta de segurança) Londres, 14 jul (EFE).- A Polícia britânica fechou hoje 14 supermercados da conhecida cadeia britânica Tesco em todo o Reino Unido durante uma investigação após uma série de ameaças aos estabelecimentos, segundo fontes policiais.

Apesar de a Polícia não ter informado de que tipo de ameaça se tratava, testemunhas citadas pela agência britânica "PA" disseram que a medida teria sido adotada devido a uma ameaça de bomba.

A investigação foi aberta pela Polícia de Hertfordshire, porque é nesse condado ao norte de Londres que se localiza a sede da empresa.

Segundo a força policial, não foram registrados feridos e que não havia motivos para crer "que os incidentes estavam ligados a qualquer tipo de extremismos".

"A Polícia de Hertfordshire abriu uma investigação após uma série de ameaças feitas hoje a 14 supermercados Tesco em vários pontos do país", afirmou a força policial em comunicado.

Os agentes foram alertados imediatamente e estiveram em contato com a cadeia de lojas "durante todo o dia", disse a Polícia do condado, que afirmou que "a segurança pública foi de grande importância" para todos os envolvidos na operação.

"Ninguém ficou ferido e a Tesco planeja abrir suas lojas assim que possível, hoje ou amanhã", acrescenta a nota.

Uma porta-voz da Polícia do condado disse anteriormente que as forças da ordem investigavam uma série de incidentes em um número de situações em todo o país que envolviam supermercados dessa firma.

"As lojas foram fechadas temporariamente como precaução para a segurança dos cidadãos", acrescentou.

Vários dos supermercados fechados até o momento estão situados na Escócia e no País de Gales e os demais espalhados por toda Inglaterra: Lancashire (norte), Suffolk (leste), Leicestershire (centro), Humberside (norte), West Mercia (sul), West Yorkshire (noroeste), Nottinghamshire (centro) e Londres, segundo a "PA".

Uma porta-voz da Tesco, uma das maiores cadeias de supermercados do país, que a companhia "trabalha junto com a Polícia" após uma série de incidentes.

"A Polícia está investigando e por isso não podemos fazer novos comentários", acrescentou a porta-voz da cadeia, que afirmou que a prioridade da empresa é, "como sempre, o bem-estar" de seus clientes.

A Polícia do condado de West Yorkshire confirmou que investigava um incidente relacionado com um supermercado Tesco no centro da localidade de Pontefract.

Já uma porta-voz da Polícia do condado de Leicestershire disse que as lojas de duas localidades já tinham sido fechadas temporariamente.

"A Polícia pede a cooperação dos cidadãos, e que estes sigam os desvios situados ao redor das duas lojas", acrescentou.

Um funcionário de um hotel próximo a um dos supermercados fechados em Fife (Escócia) confirmou à "PA" que a loja tinha sido fechada após o meio-dia.

Segundo o empregado, que pediu o anonimato, o fato estava relacionado a uma ameaça de bomba.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host