UOL Notícias Notícias
 

16/07/2007 - 01h40

EUA e Coréia do Sul discutem nova fase da desnuclearização norte-coreana

Seul, 16 jul (EFE).- O principal negociador americano no diálogo nuclear, Christopher Hill, reuniu-se hoje em Seul com seu colega sul-coreano, Chun Yung-woo, para delimitar uma estratégia comum a ser abordada na segunda fase da desnuclearização norte-coreana, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

O encontro aconteceu um dia depois de Pyongyang confirmar oficialmente o fechamento do reator nuclear de Yongbyon, após ter recebido a primeira parte da carga de 50 mil toneladas de combustíveis entregue por Seul.

No sábado chegou o primeiro envio de 6.200 toneladas de combustível procedente do porto sul-coreano de Ulsan, e está previsto que na tarde de hoje chegue um segundo envio de 7.500 toneladas, informou hoje o ministro da Unificação da Coréia do Sul, Lee Jae Joung.

Após a confirmação oficial hoje dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o fechamento da central de Yongbyon, Hill e Chun analisaram os passos para entrar na próxima etapa da desnuclearização do regime norte-coreano e acelerar o processo faltando poucos dias para a próxima reunião de seis lados, no dia 18 de julho, em Pequim.

Nesta nova fase, o país comunista deverá desmantelar todo seu programa nuclear em troca de 950 mil toneladas de petróleo.

Para isso, a Coréia do Norte pede aos EUA que acabem com sua política hostil em direção ao país comunista, como a retirada de seu país da lista dos países que promovem o terrorismo internacional, enquanto os americanos exigem que Pyongyang desmantele todo o seu programa nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio.

Hill terá esta noite um novo encontro com Chun, antes de partir amanhã para Pequim, onde se reunirá com o negociador norte-coreano, Kim Kye-gwan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host