UOL Notícias Notícias
 

19/07/2007 - 18h17

Construção de muro dos EUA na fronteira com México deve começar no fim do ano

Washington, 19 jul (EFE).- A construção do muro americano na fronteira com o México deve ter início no fim do ano, no sul do Texas, apesar da forte oposição ao projeto, antecipou hoje o secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Chertoff.

Em entrevista concedida ao jornal local "Houston Chronicle", Chertoff disse que o Governo Federal não descarta a hipótese de expropriar terras para levantar o muro, com o qual os EUA pretendem combater a onda de imigrantes ilegais que tentam entrar no país por este ponto da fronteira.

No sul do Texas, onde os laços culturais e econômicos com o México são muito fortes, governadores, grupos empresariais e ativistas ambientais locais tentam evitar a construção do muro.

Em relação à oposição despertada pelo projeto, que prevê a construção de uma cerca de 1.226 quilômetros na fronteira com o México, Chertoff afirmou que "a segurança nacional está em jogo", e por isso o plano seguirá adiante.

"Espero que a construção do muro no Texas comece ainda neste ano fiscal" disse Chertoff. O novo ano fiscal nos Estados Unidos começa em 1º de outubro.

Segundo fontes locais, o Departamento de Segurança Nacional prevê que, no final de 2008, o muro tenha pelo menos 246,2 quilômetros de comprimento.

De acordo com Chertoff, a administração local poderá ser consultada sobre o tipo de muro a ser construído, mas não terá capacidade de veto sobre sua construção.

"O muro não protegerá somente as cidades fronteiriças, mas todo o país", acrescentou.

Segundo o secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a construção do muro já teve início no Arizona.

O Governo pretende ter pleno "controle operacional" sobre a fronteira em 2013.

Calcula-se que mais de 450 mil mexicanos e centro-americanos tentem cruzar a fronteira a cada ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host