UOL Notícias Notícias
 

23/07/2007 - 10h54

Líderes do Hamas expressam desejo de dialogar com Tony Blair

Gaza, 23 jul (EFE).- Líderes do movimento islâmico Hamas lamentaram que o representante do Quarteto de Madri, Tony Blair, não tenha planejado se reunir com seu movimento durante a visita de três dias que o ex-primeiro-ministro do Reino Unido iniciou hoje em Israel e nos territórios palestinos.

"Excluir o Hamas é excluir uma grande parte da população palestina", disse Fawzi Barhoom, porta-voz do movimento islâmico na Faixa de Gaza.

Blair se reunirá hoje com a ministra de Assuntos Exteriores de Israel, Tzipi Livni, e com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak.

Amanhã viajará à cidade cisjordaniana de Ramala para se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro Salam Fayyad, antes de voltar a Jerusalém para se reunir com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Barhoom acrescentou que a exclusão "provocará o fracasso não só da missão de Blair, mas também da comunidade internacional. Rejeitar o Hamas não trará segurança nem estabilidade à região".

O líder do Hamas, Mahmoud Zahar, disse que "qualquer tentativa de rejeição de Blair ao movimento islâmico o fará perder sua credibilidade", e acrescentou que seu grupo "se nega a sentar com uma pessoa que pede para o Hamas renunciar a seus princípios e às esperanças dos palestinos".

Zahar também lamentou que "os Estados Unidos controlem o Quarteto".

Após a designação de Blair, o Quarteto de Madri - integrado por Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia - confirmou seu empenho em conseguir a implantação do Mapa do Caminho estipulado em 2003, que estabelece a criação de um Estado palestino junto a Israel.

Este órgão também solicitou que o Hamas reconheça Israel, abandone as armas e aceitar os acordos de paz assinados por Israel e pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) no passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host