UOL Notícias Notícias
 

01/08/2007 - 17h20

ONU comemora acordo de Grupo de Contato para diálogo sobre Kosovo

Nações Unidas, 1 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou hoje o acordo fechado pelo Grupo de Contato para o Kosovo para lançar uma nova rodada de negociações entre sérvios e albano-kosovares.

Ban disse em comunicado que a comunidade internacional deve encontrar uma solução a curto prazo que responda às preocupações de todas as comunidades kosovares e defina o futuro da província sérvia.

"Desejo que este novo período de contatos conduza a um acordo sobre o futuro status do Kosovo, o que continua sendo uma prioridade das Nações Unidas", declarou.

A organização dos novos contatos está a cargo de um trio formado por representantes da União Européia (UE), Rússia e Estados Unidos, que em 10 de dezembro devem informar os resultados do processo ao secretário-geral.

O Governo russo nomeou como representante Aleksandr Botsan-Khartchenko, até agora enviado especial do Ministério do Exterior para os Bálcãs. Ele se une ao alemão Wolfgang Ischinger, representante da UE, e ao americano Frank Wisner.

Nas primeiras declarações, publicadas ontem pela agência de notícias sérvia "Tanjug", Botsan-Khartchenko reiterou que não se pode antecipar o resultado do novo diálogo, que deve ser produto do consenso.

A difícil tarefa do trio é conseguir um acordo entre as posições irreconciliáveis da Sérvia, que rejeita a imposição à sua soberania sobre a província, e a comunidade albanesa, que representa 90% da população do Kosovo e reivindica independência.

O Grupo de Contato tomou as rédeas do assunto após o fracasso no mês passado da tentativa da UE e da EUA de dirigir ao Kosovo em direção à independência através da ONU. O plano se chocou contra a firme oposição da Rússia que apóia a soberania da Sérvia.

O primeiro encontro do grupo aconteceu em 26 de julho em Viena a portas fechadas, para estabelecer as pautas das negociações e os passos seguintes.

O Kosovo está sob administração da ONU desde 1999, quando uma intervenção armada da Otan terminou com o confronto entre as milícias sérvias e separatistas albaneses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    -0,48
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h01

    -0,35
    75.339,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host