UOL Notícias Notícias
 

19/08/2007 - 00h24

Sobe para 64 o número de mortos em queda de ponte em construção na China

Pequim, 19 ago (EFE).- O número de mortos no desmoronamento de uma ponte em construção no centro da China subiu hoje para 64, depois de as equipes de salvamento recuperarem outros 17 corpos nas últimas horas, informou a agência estatal "Xinhua".

O número definitivo de operários presos nos escombros ainda é incerto, dada a dificuldade para calcular quantas pessoas trabalhavam na ponte no momento do acidente, pois pertenciam a sete equipes de construção e muitos eram temporários, explicou o centro de resgate.

No entanto, as possibilidades de encontrar sobreviventes são mínimas, acrescentou.

O acidente ocorreu na última segunda-feira, na província de Hunan, em uma ponte de 328 metros de comprimento e 42 de altura que cruzava o rio Tuo, no distrito de Fenghuang, região turística famosa por suas majestosas montanhas e suas casas tradicionais.

A obra devia ter sido inaugurada no final deste mês, e a causa do acidente, que deixou também 22 feridos, ainda está sendo investigada.

Muitos moradores assinalaram que temiam que ocorresse algum incidente com a obra, devido à má qualidade do material utilizado e à rapidez com que ela estava sendo construída.

O fato levantou dúvidas sobre as infra-estruturas chinesas faltando um ano para os Jogos Olímpicos de Pequim, e o próprio presidente do país, Hu Jintao, ordenou uma investigação exaustiva e prometeu que os culpados serão punidos.

Como primeira medida, o Governo suspendeu a construção de todas as pontes de arcos para inspecionar se os padrões de segurança estão sendo cumpridos.

Segundo o Ministério de Transporte, a China tem mais de 530 mil pontes deste tipo, sendo que um terço dela foi construído na década de 60 e outro terço na de 80.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host