UOL Notícias Notícias
 

23/08/2007 - 02h57

Chinesa de 103 anos quer ser portadora da tocha olímpica

Pequim, 23 ago (EFE).- Uma mulher chinesa de 103 anos quer ser portadora da tocha olímpica em seu percurso rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, segundo informou hoje o jornal oficial "China Daily".

Cao Zuozheng, uma moradora de Pequim, que caminha com a ajuda de uma bengala, foi a primeira a se inscrever em seu distrito para a seleção das 21.880 pessoas que terão essa honra. Se conseguir, será a portadora de tocha mais velha do mundo.

"Tenho boa saúde. Posso ir aonde os organizadores quiserem. E não tenho problemas para sustentar a tocha bem alto", declarou.

A idéia de se transformar em portadora da tocha surgiu em 2004, quando ela passou por Pequim a caminho de Atenas. Cao passou três horas numa cadeira de rodas, esperando para ver a passagem do símbolo olímpico.

Para se preparar, Cao começou um treino que consiste em andar 300 metros apoiada em sua bengala duas vezes por dia. Ela também lava a cabeça com água fria, porque considera que isso mantém a sua boa saúde.

A mais nova das quatro filhas de Cao, Xiao Xinhua, afirmou que sua mãe "quase nunca foi a hospitais em toda a sua vida, a não ser para cuidar da catarata", o que faz dela uma boa candidata.

Cao já fez um traje azul e um colar com as cinco mascotes dos Jogos Olímpicos, que vestirá se realizar o seu sonho. O programa de seleção dos portadores da tocha termina em outubro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host