UOL Notícias Notícias
 

24/08/2007 - 05h16

Pesquisa diz que Fatah ganha popularidade em Cisjordânia e Gaza

Jerusalém, 24 ago (EFE).- O movimento nacionalista Fatah e seu Governo estabelecido na Cisjordânia estão recuperando pouco a pouco a sua popularidade na disputa com os rivais da organização islâmica Hamas, que venceu as eleições de 2006, segundo os resultados de uma nova pesquisa independente.

Para 47% dos palestinos ouvidos na Cisjordânia e Faixa de Gaza, o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salman Fayad, é melhor que seu antecessor Ismail Haniyeh, do Hamas, à frente do Governo.

Fayad, economista independente próximo ao Fatah, foi nomeado primeiro-ministro de um Governo provisório pelo presidente da ANP e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, depois da captura da Faixa de Gaza por milicianos do Hamas, em junho.

Só 23% dos 1.200 entrevistados preferiram a gestão de Haniyeh, destituído por Abbas. O ex-primeiro-ministro do Hamas é quem governa de fato a Faixa de Gaza.

No território, reduto do Hamas, 47% acham que Fayad governa melhor.

O Governo da ANP na Cisjordânia é apoiado pela comunidade internacional.

Ao responder sobre seu movimento preferido, 34% escolheram o fatah e 21% foram a favor do Hamas.

Os números coincidem com os de outra enquete, cujos resultados foram divulgados ontem, feita pelo Centro de Comunicação e Mídia de Jerusalém.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host