UOL Notícias Notícias
 

08/09/2007 - 02h27

Nissan retira copos promocionais chineses por excesso de chumbo

Tóquio, 8 set (EFE).- O fabricante de veículos japonês Nissan anunciou que vai recolher 142.523 copos promocionais feitos na China, por ter descoberto que eles superam os níveis de chumbo autorizados no país, segundo informou hoje a agência japonesa "Kyodo".

A empresa distribuiu os brindes entre seus clientes em agosto, quando pelo menos 87 mil pessoas visitaram suas concessionárias.

A Nissan afirmou que não pode confirmar se os copos já causaram algum problema de saúde. Mas reconheceu que em 24 de agosto recebeu uma queixa de um cliente. Ele afirmou que se sentiu mal após tomar um café.

A companhia iniciou uma investigação sobre o caso e descobriu que os níveis de chumbo do copo eram superiores aos legais. Mas não há evidências de que o metal tenha sido responsável pelo mal-estar do cliente, que se recuperou horas mais tarde sem necessidade de ir ao médico.

Segundo a "Kyodo", o copo de polipropileno continha 132 microgramas de chumbo por grama, acima dos 100 microgramas autorizados pela lei de Saúde Alimentar japonesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host