UOL Notícias Notícias
 

12/09/2007 - 10h21

Pais de Madeleine não utilizarão doações de buscas para pagar advogados

Londres, 12 set (EFE).- Os pais da menina inglesa desaparecida Madeleine McCann, Gerry e Kate, não vão utilizar o fundo criado com doações para ajudar a encontrar a menina para custear sua defesa judicial, informou hoje o porta-voz da família, David Hughes.

"Eles decidiram que não recorrerão a esses fundos para apoio legal", depois que a Polícia portuguesa os declarou suspeitos do desaparecimento da menina, afirmou Hughes.

"A opinião de Gerry e Kate é que, se utilizarem o dinheiro do fundo, é possível que 90% das pessoas que fizeram as doações não se incomodem. Mas se 10% se chatearem, não querem decepcioná-los", acrescentou o porta-voz, ressaltando que os McCann querem evitar qualquer controvérsia.

O chamado "Fundo Madeleine" conta com ? 1,4 milhão. Os seis diretores que o controlam tinham marcado uma reunião em breve para decidir se o dinheiro poderia ser utilizado caso os McCann sejam formalmente acusados pelo desaparecimento da filha.

O jornal "The Daily Telegraph" afirmou hoje que se os McCann decidissem recorrer ao fundo para pagar as despesas legais de sua defesa, a medida podia enfurecer muitas pessoas que fizeram doações com o objetivo exclusivo de ajudar a procurar a menina, desaparecida em 3 de maio do quarto de um complexo turístico no Algarve (sul de Portugal).

Estima-se que os McCann - ambos médicos - ganhem £ 120 mil (R$ 480 mil) brutos ao ano, mas nenhum dos dois voltou a trabalhar desde maio.

O casal britânico, que mostrou indignação pelas sugestões de ter matado acidentalmente a menina e escondido corpo, retornou no domingo ao Reino Unido após deixar a casa que tinha alugado no Algarve desde então.

Na semana passada, os McCann foram interrogados separadamente pela Polícia portuguesa, que afirmou que supostos restos de sangue da menina foram encontrados no carro que alugado por eles na Praia da Luz, no Algarve, um mês depois do desaparecimento, segundo a imprensa britânica.

Madeleine McCann desapareceu quando dormia junto com os irmãos gêmeos no hotel, enquanto seus pais jantavam em um restaurante a cerca de 50 metros do quarto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,27
    3,252
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    1,58
    74.594,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host