UOL Notícias Notícias
 

13/09/2007 - 23h14

Bush contata líder australiano para explicar plano militar no Iraque

Sydney (Austrália), 14 set (EFE).- O presidente americano, George W Bush, explicou ao primeiro-ministro australiano, John Howard, seu plano para reduzir a presença militar dos Estados Unidos no Iraque, declarou hoje Howard à rádio australiana "Southern Cross".

Bush telefonou ontem à noite para Howard para informá-lo sobre o conteúdo do discurso dirigido à nação e pronunciado na noite desta quinta-feira em Washington.

No discurso, o presidente americano anunciou retirada parcial de tropas do Iraque, começando com 5.700 soldados antes do Natal.

Howard destacou que a decisão de Bush não afetará as tropas australianas no país árabe, pois enquanto os EUA têm cerca de 160 mil soldados no país árabe, a Austrália tem menos de 1.500.

"Nossas forças dão segurança, dão treino e assistência humanitária à população local, e é bom que a assistência nas três frentes se mantenha, pois seria um grande erro retirar agora nossas tropas", comentou o primeiro-ministro australiano.

A Austrália, forte aliada dos EUA na "guerra contra o terror", enviou tropas ao Iraque desde o início da invasão, em março de 2003.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host