UOL Notícias Notícias
 

15/09/2007 - 15h52

Rebeldes de guerrilha menor se entregam na Colômbia

Bogotá, 15 set (EFE).- Um líder e 13 membros da pequena guerrilha Exército Revolucionário do Povo (ERP) teriam se entregue hoje a tropas do Exército colombiano no oeste do país, disseram porta-vozes militares me Bogotá.

O grupo de desmobilizados é formado por um menor de idade, três mulheres e dez homens, pdisse a "Agência de Notícias do Exército" ("ANE"), que indicou que os 14 formavam um reduto que cometia seqüestros e extorsão.

A deserção aconteceu na madrugada de hoje nas montanhas de Venadillo, a menos de 150 quilômetros a oeste da capital colombiana, segundo precisou a fonte.

A agência militar identificou o líder da facção como "Carlos". Os 14 rebeldes entregaram oito fuzis de assalto, seis armas curtas, 34 cartuchos de balas, seis granadas de mão, 1.723 projéteis de guerra e uma equipe de comunicação por rádio, segundo o mesmo relatório.

A "ANE" disse que um deles explicou que todos desistiram da "luta armada sem fundamentos" pela pressão das tropas, que há vários meses tinham sido submetidos à falta de mantimentos e de comunicação.

O reduto do ERP tinha como área de operações Venadillo e as povoações vizinhas de Lérida e Líbano, todas elas no Tolima, departamento do que é capital Ibagué.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host