UOL Notícias Notícias
 

21/09/2007 - 20h58

Chávez falou com Lula sobre integração das forças armadas sul-americanas

Caracas, 21 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorda com ele sobre a idéia de integrar as forças armadas da América do Sul em uma "espécie de conselho" ou organização.

Chávez e Lula se reuniram na quinta-feira durante quase seis horas em Manaus, onde decidiram retomar diversos projetos bilaterais e regionais considerados "estratégicos", entre eles o Gasoduto do Sul.

"Falei com Lula um bom momento sobre este tema: a integração de nossas Forças Armadas", afirmou Chávez no ato de recebimento das unidades da Marinha que participaram em exercícios conjuntos com o Brasil.

Segundo Chávez, Lula disse "Que bom que formemos, que pensemos na formação de uma espécie de conselho de segurança da América do Sul".

"Anos atrás, eu propus a criação da 'Organização do Tratado do Atlântico Sul'. Ou uma organização de nossas forças armadas caribenhas", acrescentou Chávez no ato oficial, na Ilha de Margarita.

Durante o breve discurso, de apenas meia hora, Chávez reiterou que a "integração" regional "em todos os âmbitos é uma política de Estado"o Chávez também enfatizou o caráter pacífico da "revolução bolivariana", mesmo advertindo que "quem tentar agredir" a Venezuela socialista topará "com os soldados e o povo" para defendê-la.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h20

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host