UOL Notícias Notícias
 

21/09/2007 - 05h48

Exército cingalês mata cinco guerrilheiros tâmeis em combate

Colombo, 21 set (EFE).- Pelo menos cinco guerrilheiros dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) morreram num confronto com o Exército do Sri Lanka no norte do país, informou hoje o Ministério da Defesa.

O Ministério explicou, em comunicado, que o local do combate foi o distrito de Vavuniya, palco de vários choques entre os rebeldes e as forças governamentais. Ficaram feridos dois soldados do Exército, segundo a nota.

Os LTTE lutam desde os anos 80 por um Estado independente no norte e leste do Sri Lanka, onde é majoritária a etnia tâmil, de religião hindu. A população cingalesa e budista predomina no resto da ilha.

Esta semana, o secretário de Defesa cingalês, Gotabhaya Rajapaska, disse que não haverá uma "paz permanente" enquanto a guerrilha tâmil não for derrotada.

Já o embaixador dos Estados Unidos no Sri Lanka, Robert Blake, criticou a opção militar para resolver o conflito interno no país.

"Achamos que a solução é um acordo negociado que leve em conta as aspirações de todas as comunidades", disse Blake ao jornal cingalês "Daily Mirror".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host