UOL Notícias Notícias
 

22/09/2007 - 10h28

Avião com Fujimori decola de Santiago em direção a Lima

Santiago do Chile, 22 set (EFE).- O avião que extradita o ex-presidente peruano Alberto Fujimori para Lima decolou hoje, às 8h53 (9h53 de Brasília), do aeroporto de Santiago do Chile.

Fujimori, cuja extradição foi aprovada ontem pela Suprema Corte chilena, tinha chegado ao Aeroporto Internacional de Santiago cerca de 80 minutos antes, a bordo de um helicóptero da Polícia local.

O avião que transporta o ex-presidente peruano estava estacionado numa área de segurança máxima reservada à Força Aérea do Chile e geralmente usada pela presidente do país, Michelle Bachelet, em suas viagens ao exterior.

Segundo informações, a aeronave que leva Fujimori para Lima, um avião de carga da Polícia Nacional do Peru (PNP), com dois motores e pouca autonomia de vôo, deverá reabastecer em Antofagasta, cerca de 1.400 quilômetros ao norte de Santiago, e na cidade peruana de Tacna, que faz fronteira com a localidade chilena de Arica.

Junto com Fujimori, viajam o diretor-geral da Polícia peruana, David Rodríguez, quatro oficiais da Interpol e médicos que examinaram Fujimori exaustivamente antes de seu embarque.

O ex-presidente peruano está sendo extraditado por sete dos 13 casos pelos quais é acusado.

Em dois deles, relacionados às violações dos direitos humanos cometidas nos massacres de Barrios Altos e La Cantuta, os juízes chilenos votaram de forma unânime pela extradição do ex-governante.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,29
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h59

    1,26
    63.452,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host