UOL Notícias Notícias
 

24/09/2007 - 20h53

Filósofo francês fundador da revista "Le Nouvel Observateur" se suicida

(atualiza com declarações do presidente francês no último parágrafo) Paris, 24 set (EFE).- O filósofo francês André Gorz, co-fundador da prestigiosa revista "Le Nouvel Observateur" junto a Jean Daniel, se suicidou em companhia de sua mulher em seu domicílio de Vosnon, no centro da França, informaram hoje seus parentes.

Segundo várias testemunhas, os corpos dos dois foram encontrados um ao lado do outro, enquanto um cartaz colocado na porta pedia que avisassem a Polícia.

A mulher do filósofo sofria de uma doença degenerativa há anos.

Nascido em Viena, em fevereiro de 1923, filho de um vendedor de selos judeu e de uma secretária católica, Gorz chegou a Paris em 1949, após ter estudado na Suíça.

Logo entrou em contato com o mundo intelectual da capital francesa e começou a trabalhar como jornalista em diversas publicações, onde seus primeiros artigos foram divulgados sob o pseudônimo de Michel Bosquet.

Em 1961, entrou para o comitê de direção da revista "Les Temps Modernes", que tinha sido fundada em 1944 por Jean-Paul Sartre.

Em poucos anos assumiu a direção política da publicação, onde se posicionou como o líder intelectual da tendência "italiana" da "nova esquerda", inspirada em nomes como Bruno Trentin, Garavani e Vittorio Foa.

Em 1964, funda junto a Daniel "Le Nouvel Observateur", a que esteve ligado durante anos, até que surgiram diferenças com o resto dos dirigentes, que não admitiam suas posturas radicais, cada vez mais inclinadas à ecologia.

Seus ensaios e trabalhos neste campo o levaram a ser considerado um dos pais da ecologia política na França e do anticapitalismo.

Desde o início da década de 90 estava afastado da primeira linha jornalística e vivia em um retiro junto a sua mulher em Vosnon.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, através de um comunicado divulgado hoje em Paris, prestou homenagem a quem qualificou de "grande figura da esquerda intelectual francesa e européia, que analisou tanto o socialismo como o capitalismo, através de uma dupla identidade e um sentido do paradoxo próprio aos grandes espíritos".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host