UOL Notícias Notícias
 

01/10/2007 - 12h57

Abbas quer acordo com Olmert sobre questões-chave antes da conferência

Amã, 1 out (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje que quer conseguir um acordo com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, sobre as questões-chave do conflito entre palestinos e israelenses antes da cúpula internacional de paz para o Oriente Médio.

O líder palestino fez essa declaração em entrevista coletiva em Amã, após se reunir com o rei da Jordânia, Abdullah II.

"Estamos negociando com os israelenses visando a alcançar um acordo (sobre os assuntos-chave), que levaremos à conferência internacional para que seja aprovado antes de entrar em negociações sobre os detalhes (de um tratado final)", disse Abbas.

O presidente da ANP precisou que esses temas são o status de Jerusalém Oriental, o retorno dos refugiados palestinos, os assentamentos judaicos, os recursos hidráulicos e as fronteiras definitivas de um futuro Estado palestino.

"Se nós encontrarmos soluções para esses problemas e formos com uma visão para estabelecer um Estado palestino, nós as levaremos para a cúpula internacional", disse.

As declarações de Abbas ocorrem dois dias antes da reunião que manterá com Olmert em Jerusalém.

O líder palestino disse que espera que pelo menos 12 países árabes participem da conferência internacional, prevista para meados de novembro próximo nos EUA.

A conferência também terá a participação de representantes de outros 25 países, incluindo os Estados que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, Reino Unido, França e China - e países islâmicos como Turquia, Malásia e Indonésia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,24
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h23

    -0,38
    75.714,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host